Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Books News

My Books News

Selecção de lendas e narrativas - Alexandre Herculano

Depois da leitura de Viagens na Minha Terra - Almeida Garrett decidi ler também Alexandre Herculano. Não é uma leitura fácil porque a linguagem é densa e as descrições algo longas, por isso fui lendo os contos, em momentos de maior quietude.


O que quero dizer com linguagem densa? É ter páginas assim:


Imagem (4).jpg


 


Imagem (5).jpg

 


 


Este título inclui: O castelo de Faria (1373), A abóbada (1401), O bispo negro (1130), A morte do Lidador (1170), De Jersey a Granville (1831), O alcaide de Santarém (950-961)


 


Para ler hoje (1 Dezembro), recomendo A abóbada que é um conto em que o nacionalismo é a personagem principal e o Mosteiro da Batalha o palco. 


O meu conto preferido foi De Jersey a Granville pelas hilariantes e muito pouco simpáticas referências aos ingleses: Um cão e três ingleses completavam a colecção dos animais inclusos entre as quatro tábuas da frágil embarcação.


Mas o que mais me marcou foi a pungente descrição do desterro que poderia, muito bem, ter uma leitura muito mais moderna:


O desterro é uma das mais profundas miserias humanas; mas a pobreza no desterrado é o tormento mais intoleravel do espirito, porque é um composto monstruoso de saudade, de humilhação, de abandono, de desesperança, que vos lembra cada dia, cada hora, cada instante, a vossa situação desgraçada; que vos recorda sem cessar que sois uma especie de Ahasvero, de judeu errante, que a maldicção de Deus guia, em meio do desprezo dos homens, dos vituperios, dos trabalhos, por uma peregrinação sem termo e sem horisonte. Tendes de experimentar a affronta e calar, os maus tractos e soffrer, a fome e a nudez e não ousar pedir uma esmola, porque o pobre estrangeiro é um ente médio entre o homem e o animal, a sua linguagem inintelligivel e ridicula, a sua dôr e o seu sentimento quasi um impossivel, o nome do seu paiz a fabula e o escarneo das gentes, sobre tudo se esse paiz é fraco, limitado e obscuro. Então vem o comparar tudo isso com os commodos e gasalhado do lar domestico, com o amor e amizade, que vos cercavam de suavidade o viver de outro tempo, e a comparação vos converte em fel e lagrymas o sangue mais puro das veias.