Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Books News

My Books News

Querido diário 04-09-2015

Querido diário,


hoje fui à biblioteca, decidindo entregar o O livro Negro (Hilary Mantel) porque percebi que não o consigo ler a tempo da data de entrega. Assim, quanto terminar de ler o 1984 (George Orwell), requisito-o novamente. 


Apenas para entregar... disse eu.


Mas no carrinho estavam o Stoner (John Williams) e A amiga genial (Elena Ferrante) e uma leitora não é de ferro. Ainda por cima, na estante de novidades estava o Uma História do Mundo em 100 Objetos.


Peguei nos primeiros dois e num documentário (48 de Susana Sousa Dias) com  testemunhos de pessoas que foram interrogadas pela polícia política portuguesa (PIDE). Parece-me que preciso de reforçar os conhecimentos sobre o que é viver com medo, numa ditadura, para que nunca caia no facilitismo de achar que é coisa que só acontece aos outros, ou que o que acontece aos outros não se reflecte em todos nós, como colectividade.


 


Mas senti-me culpada (a gula...). Sei perfeitamente que não consigo, em 15 dias, terminar o 1984, Stoner A amiga ideal. Estaria a reter livros bastante procurados e isso não é correto. Devolvi o A amiga genial.