Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Books News

My Books News

Ocupação de uma biblioteca

carnegie-library.jpg 


 


Em 31 de Março deste ano, dezenas de pessoas (incluindo crianças) ocuparam uma biblioteca londrina em protesto contra o seu fecho. Continuam lá até hoje. Os protestantes (dentro e fora da biblioteca) reconhecem as dificuldades das autoridades locais, face a sucessivos cortes no financiamento, mas também questionam relações suspeitas entre estas e a empresa que irá "desenvolver" o pós-biblioteca que será um ginásio. 


 


Nos Estados Unidos, há bibliotecas que se transformaram em verdadeiros serviços globais de apoio a comunidades. Inclusive, como centro da comunidade durante conflitos civis. Em Portugal, temos sorte se o catálogo online funcionar devidamente e estiver actualizado. 


 


Porém, não deixo de sentir que existe muito abandono nas nossas bibliotecas, muitas delas sem meios sequer para comprar novos livros ou, por outro lado, pejadas de pessoas sem motivação para o serviço público que é gerir uma biblioteca. 


 


Ultimamente não posso deixar de pensar que tudo está relacionado com algo muito mais lato: a forma como utilizamos e nos relacionamos com o espaço público.