Leituras cruzadas
A parte da produção de vida que se passa no corpo da mulher é vista como "processo natural" - logo não analisável, não assimilável a um processo de trabalho, não retido como elemento construtor do económico. (...) Mas de tudo o que é humano só aquilo que é especificamente feminino é colocado do lado da "natureza".
O impressionante aparelho teórico de Marx veio fechar mais uma porta sobre as mulheres: encerrando-as na esfera do "privado", economicamente irrelevante.
Apesar de o número oficial de estrangeiros ainda representar uma magra fatia da população residente (cerca de 5%), a sua presença tem um papel decisivo para a vitalidade da demografia portuguesa contemporânea, nomeadamente porque estas populações se concentram nas idades activas, também as mais férteis.
{Lamento a porcaria da edição das imagens que continua a não funcionar. Por muito que me queixe, continuo a não conseguir redimensionar imagens para um tamanho decente.}