Gilead (Ao meu filho) - Marilynne Robinson
Foi num podcast que primeiro ouvi falar de Gilead ou de Marilynne Robinson. Todavia estou em crer que irei ler toda a sua obra. Com Gilead, venceu o prémio Pulitzer de 2005.
Confesso-me ainda a digerir o que li. O livro foi, para mim, uma experiência emocional, embora não possa dizer que tenha sido espiritual.
Passo a explicar-me. A personagem principal, sendo um reverendo e querendo deixar uma mensagem ao filho, naturalmente que a sua linguagem é centrada na religião. Na verdade, neste livro religião e filosofia confluem. Mas embora existam bastantes passagens sobre as escrituras, eu senti o livro como sendo - acima de tudo - sobre a humanidade, a extraordinária humanidade desde velho no final da sua vida. Este livro é sobre relações, de pais e filhos, avós e netos, marido e mulher, reverendo e paroquianos; é também sobre o amor a uma pequena cidade.
Verdadeiramente comovente, é impossível não nos encontrarmos (para o melhor e para o pior) a reflectir sobre a nossa própria vida, sobre o que atingimos e queremos atingir, sobre o que perdemos.
Recomendo a leitura e para mim imagino que surgirão releituras. Li uma cópia da biblioteca, mas planeio (depois de cumprir o meu "2016 sem comprar livros") comprar uma cópia para mim. Só não sei se compro esta edição ou um original, já que achei esta edição péssima.
Mas o que se segue são Gilead 2 e 3:
- Home (não encontrei traduzido em Portugal)
- Lila (já publicado por cá e na minha biblioteca)
Antes, Marilynne Robinson escreveu Laços de Família (também na minha biblioteca).
Quando terminei de ler Gilead, sabia já que havia uma versão pela voz de Lila, a mulher do reverendo John Ames, mas fiquei a pensar que, na verdade, queria ouvir a voz de Glory (uma das personagens, filha de um amigo do reverendo), a filha solteira entre irmãos e irmãs casadas, que cuidava do pai, "deixada sozinha naquela turbulência ordenada de fertilidade e satisfação, deixada sozinha a tolerar aquela bondade fina e sincera". Agora descubro que esse livro é Home.