Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Books News

My Books News

Fortaleza Digital - Dan Brown

Peguei no livro e pensei: só um capítulo para abrandar a mente. A hora assustou-me: 00:40, mas decidi ler só um bocadinho. Quando dei por ela, eram 03:18. Ups!

6026313.jpg

Adorei. Primeiro, surpreendeu-me descobrir (depois da leitura) que este foi o primeiro livro de Dan Brown, mas é claramente um Dan Brown, com a sua estrutura habitual de pequenos capítulos (alguns com menos de 1 página), que saltam entre os múltiplos narradores, sem que o suspense abrande até à última página. Na verdade, o final foi um pouco atabalhoado, mas considerando que era o primeiro livro, eu perdoo-lhe.

 

O enredo tem tópicos que são mesmo ao meu gosto: criptografia, segurança informática, NSA, controle de comunicações por entidades governamentais. Enfim, é um Big Brother dos tempos modernos, muito mais real do que desejaríamos.

 

O meu primeiro Dan Brown foi, como terá sido o de muitas/os, o Código Da Vinci, mas a leitura seguinte - Anjos e Demónios - desiludiu-me e não lhe voltei a pegar, até recentemente. Mas é sem dúvida um autor a que planeio voltar.

 

Aproveito para recomendar o último episódio de Reply All sobre "chamadas robotizadas", que trouxe ao lume o facto de, nos EUA e recentemente, as empresas de comunicações estarem a vender os dados sobre a localização, em tempo real, de todos os seus clientes, para os vender para outras empresas, permitindo personalizar as chamadas de publicidade, mas não só.

E claro... as benditas aplicações gratuitas que comunicam todos os tipos de dados.

1 comentário

Comentar post