Curtas literárias 17.01.2019
1.
Depois de ler o Lavínia da Ursula Le Guin (tão bom!), fui espreitar A Eneida do Virgílio e confesso que gostei do que li. Quem diria...
2.
Fui à biblioteca com o propósito de requisitar o 1º volume da trilogia Cristina Lavrandsdatter da Sigrid Undset, que está em depósito. Enquanto a bibliotecária foi buscar o livro, eu percebi que lhe havia pedido o 2º volume, em vez do 1º.
Tive vergonha de lhe pedir para voltar ao depósito e vi-me embora com o 2º livro, caladinha como uma rata. Hoje volto para pedir o 1º e o 3º. Já fica.
Aviso à navegação: 1º Coroa > 2º Esposa > 3º Cruz
Actualização: Os volumes 1 e 3 não estão no depósito. Que treta.
3.
Ainda não terminei o Ficções do José Luis Borges. É surreal. Um livro de 120 páginas.
4.
Um amante de livros que passou cá por casa, andou pelas minhas estantes e a cada prateleira fomos falando de autores, obras e editores. Às tantas diz-me que não tem tempo para ler e pegunta-me se eu leio.
Respondi que sim, mas que não ligo o televisor durante semanas a fio, que não sigo séries, por exemplo. Ao que ele responde: pois, eu sigo algumas séries.
E lá está. O tempo existe, mas cada um de nós opta pelo que lhe dá mais prazer.
5.
Livro no meu radar: Contos Eróticos do Velho Testamento, Deana Barroqueiro
Este título, com este prefácio? Yes, please!
Uma viagem histórica, mas também poética, sensual e dramática, pela vida das mulheres da Antiguidade, escravas dos caprichos, da ambição e da ira masculina, que se viam confinadas às tendas de pastores nómadas, a haréns e serralhos dos palácios dos faraós do Egipto ou dos reis da Pérsia e da Mesopotâmia.
6.
E agora vou ler.