Curtas literárias 10.07.2018
1.
Lidos
Queria continuar com o segundo calhamaço que planeava ler este mês - Pensar, Depressa e Devagar - mas continua emprestado a outro/a leitor/a da minha biblioteca. Por cortesia, não reservo, porque isso iria impedir a renovação da outra pessoa.
Por isso, requisitei estes calhamaços:
Armas, Germes e Aço, Jared Diamond - Uma obra de não ficção que há muito queria ler. Vencedor do Prémio Pulitzer (1998), percorre a história da humanidade para "perceber como certos povos conseguiram invadir outros continentes e conquistar ou desalojar os seus habitantes".
O tempo entre costuras, María Duenas - Quando comecei a aprender a costurar, esta capa apareceu numa qualquer estante e por alguma razão, sempre o quis ler. Uma jovem modista tornada espia durante a 2ª GGM, entre Madrid, Tânger e Tetuán? Parece-me um romance perfeito para viajar.
O livro do desassossego, Fernando Pessoa - É daqueles livros que se diz que não é para ler, é para se ir lendo. Até ter o meu exemplar, vou lendo aos poucos esta edição da minha biblioteca.
2.
Entrevistas
Germano Almeida: É publicado em Portugal há 30 anos mas os seus livros vendem pouco mais de 100 exemplares. Este ano o prémio Camões veio dizer que há África para lá de Agualusa e Mia Couto. [Observador]
É preciso relativizar a bajulação. Os leitores dão muita corda aos escritores e eles tornam-se uns bazófias. A única forma de contornar isso é relativizando os elogios. Ou então perguntar: mas gostou porquê? E aí as pessoas não conseguem explicar, porque têm falta de sentido crítico. Faz muita falta ensinar às pessoas o sentido crítico.
Diversas autoras (seguir links)
I Talked to 39 Women Who Write Nonfiction, and Here’s What I’ve Learned [Electric Literature]
3.
Outras leituras
Where Are You? - Joyce Carol Oates [The New Yorker]