Biblioterapia
Agora está na moda a "biblioterapia". É uma coisa.
Eu cá, sempre achei que os livros eram um bálsamo para a mente (outros, mais espirituais que eu, diriam "para a alma"), mas fico-me por aí e quando vejo livros a recomendar livros como remédios, espero sinceramente que saibam o que estão a fazer.
Eu não me aventuro a fazer recomendações para problemáticas associadas à saúde mental, mas acredito - sem sombra de dúvida - na potencialidade dos livros para nos tornar pessoas melhor. E para ser honesta, eu sei que existem estudos científicos que me dão razão.
Os livros melhoram a nossa capacidade de reconhecer as emoções dos outros, melhorando assim as nossas competências sociais. Não será a empatia social uma das mais importantes características dos seres humanos?
Por isso, numa perspectiva de desenvolvimento pessoal, acho que vou colocar estes 10 livros (Top 10 books to make you a better person - The Guardian) na minha lista de leituras futuras.