Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

My Books News

My Books News

A vida secreta dos intestinos - Giulia Enders

media.jpg


Confesso que adiei o post sobre este livro porque o requisitei da biblioteca e o entreguei sem ter tomado notas para publicar um texto decente. E não o fiz porque decidi que, assim que me aparecer uma promoção decente, o irei comprar.


Este é o melhor livro de não ficção que li nos últimos 5 anos, se excluir umas releituras do Carl Sagan.


 


Giulia Enders faz precisamente aquilo a que se propõe:



Mas eu acrescentaria que faz mais, não é apenas um livro para quem tem problemas de saúde em geral ou intestinos em particular. É um livro para quem deseja, de forma simples, clara e muito bem humorada, aprender sobre como funciona o nosso sistema digestivo e como o ajudar. 


 


A partir desta leitura, eu passei a compreender:  o funcionamento do sistema digestivo, a importância das nossas queridas bactérias, as modas dos próbioticos e prébioticos, os mais recentes resultados de estudos sobre os intestinos e o bem estar psicológico, sobre como respeitar a maravilha que é o acto de vomitar, porque enjoamos com o movimento, porque devemos utilizar um banco para expelir o Sr. Castanho e as maravilhosas conversas entre os esfíncter exterior e interior. Aliás, para ser muito honesta, eu teria de admitir que não sabia que existiam dois.


Também aprendi o porquê da doença celíaca, como o trigo é envenenado e porque combinamos o arroz com o feijão ou o queijo com a massa. Em suma, um prato cheio.


images.jpg


 


Giulia Enders explica, de forma muito pedagógica, como funcionamos. Nem mais, nem menos. E enquanto nos vai explicando, vamos nos divertindo. 

1 comentário

Comentar post