A vida secreta dos intestinos - Giulia Enders
Confesso que adiei o post sobre este livro porque o requisitei da biblioteca e o entreguei sem ter tomado notas para publicar um texto decente. E não o fiz porque decidi que, assim que me aparecer uma promoção decente, o irei comprar.
Este é o melhor livro de não ficção que li nos últimos 5 anos, se excluir umas releituras do Carl Sagan.
Giulia Enders faz precisamente aquilo a que se propõe:
Mas eu acrescentaria que faz mais, não é apenas um livro para quem tem problemas de saúde em geral ou intestinos em particular. É um livro para quem deseja, de forma simples, clara e muito bem humorada, aprender sobre como funciona o nosso sistema digestivo e como o ajudar.
A partir desta leitura, eu passei a compreender: o funcionamento do sistema digestivo, a importância das nossas queridas bactérias, as modas dos próbioticos e prébioticos, os mais recentes resultados de estudos sobre os intestinos e o bem estar psicológico, sobre como respeitar a maravilha que é o acto de vomitar, porque enjoamos com o movimento, porque devemos utilizar um banco para expelir o Sr. Castanho e as maravilhosas conversas entre os esfíncter exterior e interior. Aliás, para ser muito honesta, eu teria de admitir que não sabia que existiam dois.
Também aprendi o porquê da doença celíaca, como o trigo é envenenado e porque combinamos o arroz com o feijão ou o queijo com a massa. Em suma, um prato cheio.
Giulia Enders explica, de forma muito pedagógica, como funcionamos. Nem mais, nem menos. E enquanto nos vai explicando, vamos nos divertindo.