A minha biblioteca
Este ano ofereceram-me (a meu pedido) um livro que queria muito ter nas minhas estantes, nada menos que Novas Cartas Portuguesas, simplesmente o melhor livro que li nos últimos anos... talvez o melhor de todos os anos.
Fiquei a pensar em como a minha biblioteca não reflecte quem sou, como leitora, pelos menos não totalmente. É uma amálgama de livros que fui "apanhando" aqui e ali: compras, trocas, winkingbooks, lojas solidárias, ofertas diversas.
Por isso, tenho muito que ainda não filtrei... era o que julguei que gostaria de ter, num momento ou outro.
Daí que muitas das minhas leituras deste ano se destinem a livros que tenho nas estantes, como o propósito de retirar delas o que não quero manter. Não me surpreenderia se acabasse por concluir que há livros pouco interessantes, que devem ser vendidos ou trocados.
E a julgar pelo olho que ontem fui deitando ás estantes, no mínimo será uma leitura diversa. É que há um livro para todos os gostos.