A história que contamos
Há mais de 2 anos que o SPQR: A History of Ancient Rome - Mary Beard está no meu radar. Infelizmente não o encontrei na minha biblioteca. Ontem, depos de ouvir o fantástico episódio do podcast Mary Beard on women and power, fiquei com renovada vontade de me aventurar no colosso (648 páginas).
Entre diversos tópicos, Mary Beard fala da dificuldade que tem tido em desmistificar alguns dos conhecimentos que damos como certos, em relação à Roma e Grécia antigas e lembra-nos que a História é feita de quem tinha o poder para a relatar e a guardar para a posteridade.
Não vamos encontrar, nessa História, os relatos de heróis escravos ou de mulheres. Esses são grupos silenciados. E como brincou, não reza história dos gregos baixos e gordos, mas apenas daqueles imortalizados por estátuas de mármore no apogeu da sua beleza (de acordo com os cânones de beleza de então).
Para (eu) ler:
Women and Power: A Manifesto - Mary Beard
Civilisations: How Do We Look / The Eye of Faith - Mary Beard