Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

My Books News

My Books News

2016 - Ano de escritoras

Decidi que em 2016 lerei apenas obras escritas por mulheres.


 


Quando se privilegia os clássicos (porque há demasiados livros que não li) e mesmo fazendo um bom esforço para ler de forma diversa, a discrepância entre os géneros é evidente. As "grandes listas do cânone ocidental" são quase todas no masculino, idem no que respeita, especificamente, a literatura portuguesa. 


 


É precisamente por sentir essa tendência, e por saber que leio melhor quando introduzo diversidade nas minhas leituras , que decidi utilizar esta estratégia. É uma estratégia como qualquer outra para afunilar a imensa lista de livros "a ler" que a generalidade de nós tem.  


 


Como diria Maria Barros: "Não sinto que esteja renunciando a algo, mas sim que se abriu diante de mim um panorama totalmente novo". E o meu objectivo é esse: descobrir novas autoras.


 


Não tenho nenhum plano definido. Gostaria de ler de entre diferentes períodos e com uma boa proporção de obras nacionais e não nacionais. Também vou tentar ler de entre diferentes géneros literários. 


Porém, gostaria imenso de ler pelo menos metade do que tenho na estantes. 


  


Pensando bem, o meu plano é continuar a ter, nos livros, uma fonte de prazer e divertimento.



 


E sabem que mais? 2017 também já foi decidido. É o ano que só vou ler livros de ficção originalmente publicados em língua portuguesa.


Em não ficção, vale tudo, porque não posso passar tanto tempo sem ler Carl Sagan!